domingo, 15 de novembro de 2009

Sobre jogos eletrônicos...

Pra quem ainda acha que jogos eletrônicos são para pessoas desocupadas e não dão futuro nenhum, reproduzo aqui parte do texto de Carlos Estigarribia, engenheiro de computação pela Puc/Rio e um dos pioneiros no ramos de empresas de jogos eletrônicos no Brasil, publicado em Para entender a internet.

Comecei a trabalhar com jogos assim que saí da faculdade. Não me via programando banco de dados ou fazendo software de gestão empresarial. Devia existir alguma coisa mais interessante para fazer com o que eu havia aprendido. Na época, não havendo nenhuma empresa de jogos para trabalhar por perto resolvi fundar minha própria, com um colega de faculdade que passava pelo mesmo dilema. Foi a melhor decisão que podia ter tomado.

Trabalhar com jogos eletrônicos é fascinante, é uma área totalmente multidisciplinar, que envolve não só programadores e artistas, mas também roteiristas, agências de marketing, equipe de finanças, testadores (sim, existem pessoas pagas para jogar o dia todo), entre outros.

Ao longo desses quase 15 anos trabalhando na área pude acompanhar as várias “ondas” de jogos que aconteceram e como algo antes restrito a um público masculino e na faixa dos 15-25 anos conseguiu atingir praticamente qualquer pessoa. (...)

No mercado brasileiro, é gratificante ver a evolução que aconteceu nos últimos 15 anos. Temos dezenas de empresas de jogos em praticamente todos os estados do País e várias multinacionais abrindo escritórios aqui, ou comprando estúdios já existentes. O Brasil entrou no “mapa dos games”, e hoje é possível fazer carreira nessa indústria sem precisar sair do país.

E a melhor parte de tudo isso é hoje já posso dizer que trabalho com jogos sem causar espanto nem precisar explicar que não tem nada a ver com jogo do bicho ou contravenção :-)
Carlos Estigarribia @estiga


Carlos Estigarribia é o criado da LocZ Games, um dos fundadores da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) e hoje é gerente de desenvolvimento da Eletroncis Arts Mobil Brasil. O texto completo está no livro Para entender a internet, disponível em formato .pdf aqui. Baixe, imprima e distribua!

Com informações de Para entender a internet.

Nenhum comentário: